You are currently viewing Funil de vendas, veio de onde?

Funil de vendas, veio de onde?

A trilha percorrida para vender na internet parece não ter fim e se torna uma jornada de aprendizado para as empresas.

O desafio desta jornada pelo mundo digital, em especial para empreendedores e startups, é o de incrementar as vendas!

Para isto, existem diversas alternativas, dentre elas, uma específica concebida no final do século XIX e, talvez, uma das mais reconhecidas dentre os diversos modelos clássicos de marketing.

Falamos aqui da origem do Funil de Vendas, presente nos registros do publicitário americano Elias St. Elmo Lewis no século XIX, ao discorrer sobre o comportamento do leitor sob a perspectiva do autor:

Se não consigo atrair a atenção do leitor com minhas anotações, e, então, escrever o resto de forma a cativá-lo, eu pararei de escrever.” (grifo nosso)

Extraímos desta anotação princípios básicos de motivação, a serem despertados no consumidor, em direção à decisão de consumo, pois, o autor (figurativo de empresa) tem que atrair a atenção do leitor (figura do consumidor) e despertar seu interesse na leitura (entenda interesse no produto ou serviço da empresa).

Não se restringindo a somente dois elementos, “atrair” e “despertar interesse”, as observações de Lewis quando agrupadas criam o slogan “attract attention, maintain interest, create desire” e “get action”.

Esse slogan captura as diferentes etapas do comportamento do consumidor em direção ao consumo final (decisão de compra).

Estas etapas vinculadas dão origem ao acrônimo AIDAATENÇÃO, INTERESSE, DESEJO e AÇÃO – utilizado para descrever os estágios do consumo.

Como aplicar o modelo AIDA?

O modelo AIDA permite desenhar a jornada de consumo do cliente, subdividida em quatro etapas motivacionais.

Assim, o consumo será mapeado desde o momento de como atrair a atenção do cliente, despertar seu interesse, promover um desejo e convencê-lo à ação (decisão de compra).

É um método poderoso para uma empresa expandir suas vendas, utilizando sua concepção em um funil.

A representação das etapas do modelo AIDA em um funil é utilizada para planejamento de estratégias de comunicação e marketing.

Anote aí!

O modelo AIDA aprimorado pode integrar o pós-venda e a fidelização de clientes.

Agora que você conhece o modelo AIDA, vamos explorar sua aplicação no post “Funil de Vendas, qual sua estrutura?”